Página inicial Seta Blog

#PAPAISNA INDÚSTRIA

Queremos homenagear os pais

12/08/2022 - Notícias #PAPAISNA INDÚSTRIA Linha

Queremos homenagear os pais que fazem parte da nossa história. Homens que com a sua coragem, determinação e força nos ajudaram a chegar até aqui. E para comemorar o Dia dos Pais, data tão importante, escolhemos três funcionários para expressar um pouco de como é ser pai na indústria.

Vamos ao início, o Dia dos Pais é uma data comemorativa bastante tradicional no Brasil e o seu objetivo, como o nome já propõe, é homenagear essa figura tão importante nas nossas famílias: o pai.

Nas últimas décadas, o papel do pai vem se transformando na sociedade em decorrência das modificações econômicas, sociais e culturais em que a família está inserida. Até o final do século XIX, a figura paterna estava relacionada à função de provedor da família, orientando no desenvolvimento moral dos filhos, tendo uma postura mais autoritária e com menos manifestações afetivas. Por passar mais tempo fora de casa, era comum que as mães ficassem com a responsabilidade e cuidado com os filhos, tendo então uma maior influência no desenvolvimento emocional das crianças.

Com o passar dos tempos, a figura paterna já não cabe somente no papel de provedor. Como as mães começaram a participar ativamente do mercado de trabalho, o homem, naturalmente, passou a ter maior participação nas atividades rotineiras da casa e das crianças, criando e fortalecendo laços e estando presente na vida dos filhos.

A importância da figura paterna é inquestionável e indispensável para o desenvolvimento da personalidade da criança. Para o conferente Matheus Rodrigues Ferreira, que trabalha na Durín há pouco mais de 2 anos, todo esforço vale a pena quando se vê o desenvolvimento do seu filho. “É tudo novo, tudo vai acontecendo muito rápido. Os 17 dias de vida do meu filho têm sido bem cansativos, mas é um cansaço que vale a pena. Tudo vale a pena quando a gente acompanha e vê evolução, por menor que seja. São momentos simples, mas que me enchem de orgulho”, comentou.

A paternidade tem um papel admirável. Pai é quem educa, é quem ensina, é quem acolhe e, sem dúvidas, possui uma grande missão. De acordo com o gerente de controladoria Ricardo Oliveira Campos, que trabalha na Durín há mais de 10 anos, ser pai é uma benção de Deus e “significa ser presente e fazer a diferença na vida do filho. É ensinar o caminho que se deve andar, os valores, e encorajar quando necessário. (...) O mais importante, cultivar um relacionamento saudável. ”

Quando nasce um filho, nasce um pai. E, mesmo assim, ninguém nasce sabendo ser pai. A jornada é árdua e traz diversas expectativas, ansiedades e medos. O auxiliar de injeção Ademir Souza Mergulhão, que trabalha na Durín há mais de 9 anos, admite que a paternidade não tem explicação e lembra, com emoção, a sensação de ver seu filho pela primeira vez. “Não dá para explicar. É um presente de Deus para mim. Com palavras não dá para explicar. Deus coloca nas mãos da gente como um presente, para cuidar e amar. Ver aquele serzinho que depende da gente, não tem como esquecer o primeiro sorriso, o primeiro olhar, as primeiras palavras. Essas coisas que não se esquece. É ter nas mãos a desafiadora missão de criar e educar um ser”, relembrou emocionado.

Não existe receita para ser um bom pai, mas o primeiro passo é: seja presente. Ser pai é uma tarefa desafiadora. É ter sobre si a responsabilidade de criar, educar e conduzir uma criança. Ser pai é descobrir o que existe de melhor no coração e oferecer ao seu filho. É dar e é receber amor sem limitações, por isso, não perca as oportunidades de expressar seu amor!

Feliz dia dos pais!

TOPO