Página inicial Seta Blog

#ELAS NA INDÚSTRIA

Queremos homenagear as mulheres que fazem parte da nossa história. Mulheres que nos ajudaram a chegar até aqui.

08/03/2022 - Notícias #ELAS NA INDÚSTRIA Linha

Queremos homenagear as mulheres que fazem parte da nossa história. Mulheres que nos ajudaram a chegar até aqui. E por isso, em um dia tão especial para representar essa força feminina, escolhemos três funcionárias para expressar um pouco de como é ser mulher em um espaço ainda muito dominado por homens: a indústria.

 

A presença de mulheres no mercado de trabalho avançou muito nas últimas décadas e, apesar de não ser o cenário ideal, é possível ver grande participação feminina em atividades tipicamente masculinas. Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), nos últimos 20 anos houve uma crescente de 14,3% de participação das mulheres no mercado industrial.

 

A Graziella Hess faz parte desses números. Há um ano ela está à frente da gerência industrial da Durín, porém sua história com a empresa iniciou há oito anos, como compradora. Foi através de muito esforço e dedicação que alcançou a posição que possui. Apesar de liderar um setor majoritariamente masculino, reconhece que as mulheres “estão sendo reconhecidas e que vem conquistando seu espaço através do trabalho sério e de resultado”. Além disso, destaca que “o gênero não define posição e que as pessoas não devem ser avaliadas por estereótipos e sim por sua capacidade e competência”“.

 

Já em 2018, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres compõem 51% dos trabalhadores brasileiros, respondendo por 30% dos cargos, rompendo barreiras e preconceitos para atuar em diversos ramos.

 

A Coordenadora de Qualidade, Cristiane Nürnberg, enxerga que o aumento de mulheres no cenário industrial é algo gratificante, principalmente na Durín, onde trabalha há 5 anos. Cristiane, que sempre teve como inspiração mulheres fortes como sua mãe, avó e bisavó, encontra força todos os dias para inspirar meninas e mulheres que se espelham nela para fazer acontecer através da sua dedicação e resultados.

 

Para a Cristiane, ser mulher na indústria é “desafiar-se diariamente, com um olhar atento e diferenciado, sabendo que grandes conquistas vêm sempre após grandes batalhas. Somos fortes e capazes de conquistar grandes coisas, mas isto vem com muita dedicação e humildade”, afirma.

 

Em Santa Catarina, as mulheres vêm ganhando destaque no setor de indústria e tecnologia. De acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) de 2016 a 2020 o número de trabalhadoras formais da indústria cresceu 79%.

 

A gerente de Recursos Humanos, Adriana Santinoni, destaca que dentro da Durín é possível ver o quanto as mulheres vem alcançando cargos de lideranças. Segunda ela “nós temos mulheres no conselho, na gerência, na coordenação, supervisão e pasmem, temos uma gerente industrial, o que é uma conquista. Se você olhar para a indústria, quantas mulheres na gerência industrial nós temos? Dá para contar nos dedos”.

 

Além disso, aproximadamente 50% do quadro de funcionários são femininos, reforçando a valorização da empresa com mão de obra feminina. Adriana salienta que em todos os setores da Durín possui uma mulher. “Muitas das nossas supervisoras, hoje na linha de montagem, produção, parte administrativa são femininas, são mulheres e isso sim me engrandece bastante, porque quando você começa a olhar você percebe que existe uma reformulação”, destaca.

 

Neste dia da mulher, ficamos felizes e honrados em saber que fazemos a diferença na vida de muitas mulheres. Acreditamos que é através do incentivo, valorização e reconhecimento que podemos fazer a diferença. Por isso, desejamos a todas as mulheres mais igualdade e oportunidade de bilhar dentro e fora da indústria. Agradecemos em especial a cada mulher que faz parte da nossa historia! Feliz dia da mulher.

TOPO